Chuva e vento forte colocam oito distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê vento forte na região norte do país, com rajadas que pode ultrapassar os 70 quilómetros por hora.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, este domingo, os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Guarda, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu, sob aviso amarelo, devido à previsão de vento forte, com rajadas que podem alcançar os 70 quilómetros hora.

O instituto meteorológico colocou os oito distritos, de Portugal continental, sob aviso amarelo, entre as 09h00 e as 21h00, deste domingo, estando previsto, durante o dia de segunda-feira, que o aviso possa ser alargado a mais distritos, devido ao vento, que pode chegar aos 95 quilómetros hora nas terras altas.

Os dez distritos, da costa norte do País, que estiveram, até às 06h00, deste domingo, sob aviso laranja de agitação marítima, encontram-se agora sob aviso amarelo, sendo que se espera uma melhoria do estado do mar, com ondas com quatro a cinco metros de altura.

O aviso amarelo no, Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Braga e Coimbra irá vigorar até às 21:00 na maioria dos distritos.

Para este domingo, o IPMA prevê céu muito nublado, com chuva por vezes forte, no norte e centro, além de vento, por vezes forte, e com rajadas fortes no litoral e terras altas, e agitação marítima.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura, sendo que as temperaturas rondam os 5ºC de mínima na Guarda e os 19ºC de máxima esperados em Santarém e Setúbal.