Um piloto e o seu copiloto dormiram simultaneamente durante 28 minutos num voo na Indonésia, da companhia aérea Batik Air, segundo um relatório citado na imprensa internacional.
O avião acabou por se desviar da rota de voo, fazia a ligação entre Kendari, no leste da Indonésia e Jacarta, capital do país, a 25 de janeiro. A bordo, alem dos dois pilotos, estavam 153 passageiros e quatro assistentes de bordo.
Segundo o relatório, meia hora após a descolagem, o comandante pediu autorização ao copiloto para “descansar” e adormeceu durante 45 minutos, período após o qual ambos conversaram brevemente, antes de o comandante voltar a adormecer.
Pouco depois houve registo de comunicações entre o copiloto e o controlo em terra, nomeadamente acerca de mudança de rota devido a mau tempo. Resolvida a situação, o copiloto adormeceu e só acordou 28 minutos depois quando o comandante despertou e viu que o avião estava na rota errada.
Durante o tempo em que ambos os pilotos estavam a dormir, os controladores aéreos tentaram várias vezes contactá-los sem sucesso e o avião acabou por seguir uma rota ligeiramente desviada da prevista.
O piloto respondeu às chamadas e invocou problemas no sistema de comunicações rádio para justificar a falta de resposta, que, sabe-se agora, se ficou a dever ao facto de ambos estarem a dormir.
Depois de corrigir a rota, o avião aterrou em segurança no aeroporto de Jacarta.