O tempo médio de espera para doentes urgentes no hospital de Loures, ultrapassava, na manhã desta quinta-feira, as 18 horas. Segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a lista de espera era de quase 60 pessoas.
Às 10h20, o tempo de espera no Hospital Beatriz Ângelo era de 18 horas e 33 minutos. O tempo máximo de espera recomendado é de 60 minutos. Já 59 doentes aguardavam com pulseira amarela (urgente) para serem vistos pelo médico.
Os dados apresentados no Portal do SNS referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentados ilustra as pessoas que se encontram atualmente a aguardar atendimento, após triagem.
O Hospital Beatriz Ângelo, agora oficialmente designado Unidade Local de Saúde Loures-Odivelas, justificou o elevado tempo de espera com o facto de a afluência de doentes ao Serviço de Urgência Geral se manter “muito elevada”. Para além disso, o internamento está sobrelotado.
“O Internamento permanece sobrelotado o que dificulta a circulação de doentes da urgência com necessidade de permanência no hospital”, refere o hospital numa resposta escrita enviada à agência Lusa.
Segundo o hospital, há 177 utentes em atendimento no Serviço de Urgência Geral.
Devido à elevada procura, o hospital reforça o apelo aos utentes para que contactem a linha SNS24 (808 24 24 24), antes de se dirigirem à unidade hospitalar.