Sismo de magnitude 5,7 abala ilhas na Grécia

Depois deste abalo seguiram-se dois tremores secundários, com magnitude de 2,9 e 4,5.

O Observatório Euro-Mediterrânico, e os meios de comunicação sociais, da Grécia, informaram, esta sexta-feira, que o país mediterrânico foi atingido pro um sismo de magnitude 5,7 na escala de Richter. Não foram registados vítimas ou danos importantes.

O Sismólogo Gerassimos Papadopoulos, em declarações à televisão pública grega, Ert, refere que: “O tremor telúrico foi registado às 09:12 locais (07:12 GMT) a uma profundidade de 20 km, numa região onde os sismos são frequentes”.

O responsável indica que, depois deste abalo, seguiram-se dois tremores secundários, com magnitude de 2,9 e 4,5.

Os sismos foram sentidos nas ilhotas Estrófades, no Mar Jónico, e também na ilha vizinha de Zaquintos e na península do Peloponeso.

O Observatório de Atenas tinha, numa fase incial, dado conta de dois sismos sucessivos, um de magnitude 5,2 e outro de 5,7, mas o sismólogo Gerassimos Papadopoulos admitiu “um erro do sistema” e considerou que apenas se deu um sismo, de magnitude 5,7 na escala de Richter.

A Grécia encontra-se situada sobre grandes falhas geológicas, sendo que os sismos ocorrem com frequência, nomeadamente no mar, mas geralmente sem causar vítimas ou danos importantes.