Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS atendeu mais de 280 mil chamadas 

Este ano, no primeiro trimestre, foram atendidas 15 mil chamadas. 

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24, atendeu, desde o dia 1 de abril de 2020, quando foi lançada, mais de 280 mil chamadas.  

Em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informa que, em 2020, foram atendidas 50 mil chamadas, aumentado o número para 64.500 em 2023. Já este ano, no primeiro trimestre, foram atendidas 15 mil chamadas. 

“Desde o seu lançamento no dia 1 de abril de 2020, durante a fase inicial da pandemia de COVID-19, esta linha tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Do total de chamadas atendidas, mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde”, diz a nota, acrescentando que desde 2022 que o serviço também está disponível em inglês – foram atendidas 4885 chamadas nesse idioma.  

Além disso, os psicólogos podem encaminhar o caso do utente para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, caso se justifique. 

“Disponível todos os dias do ano, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 continuará a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no país que dela precisem”, diz ainda a publicação.