O edifício secular da Bolsa de Valores da Dinamarca está ser consumido por chamas, nesta terça-feira, tendo já caído parte da torre do prédio. A construção remonta ao século XVII.
Os serviços de emergência dinamarqueses encontram-se no local e estão a tentar extinguir o incêndio. As autoridades policiais já isolaram a área circundante ao edifício, que se encontra no centro da cidade de Copenhaga.
Também foram evacuadas, por questões de segurança, várias alas do Castelo de Christiansborg, a sede do parlamento da Dinamarca e do Ministério das Finanças, que ficam próximos do local do incêndio.
A Associated Press relata que são visíveis várias colunas de fumo no centro de Copenhaga, e foram vistos vários cidadãos a entrar no interior do edifício para salvar obras de arte.
Jakon Engel-Schmidt, ministro da Cultura dinamarquês, afirmou que é “impressionante” ver como os transeuntes auxiliaram os serviços de emergência “a salvar tesouros de arte e imagens icónicas do edifício em chamas”.
A causa do incêndio ainda não foi apurada e encontram-se no local várias ambulâncias apesar de não haver qualquer registo de vítimas.
A Câmara de Comércio Dinamarquesa tem a sede no mesmo edifício, que foi construído em 1615.