A estratégia do Governo para o setor do Turismo passa pela aposta em mercados que ajudem a combater a sazonalidade e que tenham maior valor acrescentado. Exemplo são os EUA, Canadá, China, Coreia do Sul e Turquia.
Em comunicado divulgado esta terça-feira, o Ministério da Economia revelou uma reunião dos principais agentes do setor com o ministro da Economia, Pedro Reis, e com o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, “para delinear a estratégia do setor para 2024, naquela que foi a primeira reunião do Conselho Estratégico de Promoção Turística (CEPT) deste Governo”.
Na nota, o Executivo realçou que “ficou expressa a intenção de que a promoção externa para os próximos anos fomente a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes“. Entre outros, foram apontados o turismo de cultura, de arquitetura, gastronomia e enoturismo.
O Governo salientou que “a aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será uma das prioridades estratégicas a seguir nos próximos anos”, destacando os EUA, Canadá, China, Coreia do Sul e Turquia.
Além disso, indicou, as “entidades representativas do setor reportaram a boa recuperação da atividade após a pandemia e apontaram para um ano de 2024”, já acima dos melhores números de 2019 em todas as regiões do país.
O ministro da Economia defendeu que o turismo se deve destacar pelo valor acrescentado, retenção de talento e aposta numa agenda verde e na internacionalização. “Estamos cá para acelerar crescimento sustentado da nossa economia, apostando nos setores estratégicos como é o do Turismo”, afirmou Pedro Reis.
O CEPT é uma estrutura consultiva do Governo para a promoção turística externa e de concertação estratégica, com representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção Turística.