Deteção de possíveis rastreamentos na Apple e Google

O novo recurso responde à polémica em torno dos sistemas de rastreamentos sem fios de ambas as empresas

A Apple e a Google incorporaram, esta segunda-feira, nos seus sistemas operativos, uma ferramenta que alerta utilizadores de iPhone e Android se alguém os estiver a rastrear através de um localizador sem fios ou Bluetooth.

Em comunicado, a Apple informa que o recurso, desenvolvido em colaboração com a Google e denominado “Deteção de localizador indesejado”, ficou disponível a partir desta segunda-feira no sistema iOS 17.5 da Apple e em dispositivos Android 6.0+.

A ferramenta deteta se um dispositivo Bluetooth desconhecido se movimenta próximo ao utilizador durante um período de tempo e posteriormente envia um alerta com a frase “[Elemento] encontrado a mover-se consigo”.

No caso do iOS, o próprio iPhone pode encontrar o ID de quem está a rastrear, emitir um som para ajudar a localizá-lo e aceder a instruções para desativá-lo.

A Apple classificou ainda a sua colaboração com a Google como “pioneira no setor”, sublinhando que oferece “instruções e boas práticas para fabricantes” que decidam incorporar funções de alerta de rastreamento indesejado nos seus produtos.

O novo recurso responde à polémica em torno dos sistemas de rastreamentos sem fios de ambas as empresas, como o AirTag da Apple, que visam encontrar objetos perdidos ou roubados mostrando a sua localização.

No entanto, estes têm sido utilizados por vezes por criminosos para rastrear outras pessoas.

A Apple garante que empresas como Motorola ou Pebblebee comprometeram-se também a incorporar esta nova função nos seus aparelhos.