A Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA) colcou, esta quarta-feira, uma ligação que permite aos imigrantes resolverem os problemas relacionados ao email de acesso, um dos principais motivos que tem provocado grande afluxo nas lojas da entidade.
A AIMA colocou, na página da instituição, um endereço que permite aos imigrantes, que não receberam o email, para pedirem o agendamento dos seus casos relativos a autorizações de residência, fazer um novo pedido ‘online’.
De acordo com a instituição, muitos dos utentes preencheram mal o email ou deixaram de o utilizar, pois, em alguns dos casos, os pedidos chegam a ter dois anos.
Esta alternativa permite a quem já tem um pedido pendetes, pedir de novo o envio dos dados para proceder ao pagamento desde noto agendamento, desde que forneça um novo endereço eletrónico.
De modo a confirmar a existência de um processo em curso, os imigrantes devem colocar outros dados que facilitem e permitam o cruzamento de dados, como, por exemplo, o número de identificação fiscal, de passaporte, telefone, ou segurança social. Devem também incluir o endereço de email antigo e o novo.
Na passada terça-feira, a AIMA referiu que se encontrava a “reformular o procedimento para agendar o atendimento necessário à concessão de uma autorização de residência”, passando de contacto telefónico para meios digitais, sendo que, a partir de agora, “será possível agilizar o agendamento e assegurar o cumprimento das novas regras que entraram em vigor no início do ano de 2024”.
A instituição diz ainda que, caso os utentes tenham clicado, por engano, no ‘link’ “destinado a comunicar que já não estaria interessado na manifestação de interesse”, devem entrar em contacto através do seguinte email, manifestacao.interesse@aima.gov.pt, solicitando assim a reativação da manifestação de interesse, com os respetivos dados.
“A manifestação de interesse será reposta e poderá ser retomado o processo de atualização de informação e marcado o agendamento sem problemas”, refere ainda a AIMA, em comunicado.