O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi, no final da manhã desta quarta-feira, baleado, depois de uma reunião do Governo em Handlova, no centro do país e a cerca de 200 quilómetros da capital Bratislava.
A imprensa local refere que várias testemunhas ouviram os disparos, tendo um destes atingido o líder do executivo eslovaco no abdómen. Apesar da gravidade dos ferimentos, o governante não corre risco de vida.
Nos videos que se encontram ser divulgados pelos media locais, é possível ver Robert FIco a ser transportado pelos seguranças para dentro da sua viatura oficial, que depois o levou para o hospital Banská Bystrica.
Na mesma altura em que o chefe do Governo estava a ser colocado dentro do carro, as autoridades deteram um homem, no local do incidente.
Ainda não se sabem quaisqueres informações sobre a identidade ou a motivação do suspeito, contudo, os a imprensa eslovena refere que este tem cerca de 70 anos.
A Presidente da Eslóvaquia demonstrou estar “totalemente chocada” com o que considera ser “um ataque brutal” contra o governante.
Também a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já se manifestou nas redes sociais. A líder do executivo europeu condenou veemente “”o vil ataque ao primeiro-ministro”, vincando que atos de volência não têm lugar na nossa sociedade e comprometem a democracia, o nosso bem mais precioso”.
O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, através da mesma plataforma, disse estar “chocado com a notícia” e referiu que “nada pode justificar a violência ou este tipo de ataques”.