O primeiro-ministro da Eslováquia já não está em risco de vida após ter sido operado esta quarta-feira na sequência do atentado a tiro de que foi alvo.
Em declarações à BBC na madrugada desta quinta-feira, o vice-primeiro-ministro eslovaco afirmou que Robert Fico foi operado e está fora de perigo de vida. .
“Fiquei muito chocado… felizmente, até quanto sei, a operação correu bem e presumo que irá sobreviver. Não está em situação de risco de vida neste momento”, disse TomasTaraba.
“Ficou gravemente ferido: uma bala atingiu-o no estômago e a segunda na articulação. Foi imediatamente levado para o hospital e depois para o bloco operatório”, acrescentou.
O ministro da Defesa da Eslováquia, Robert Kaliniak, tinha referido antes que o estado de saúde de Fico era “extremamente grave”, tendo sofrido “traumas múltiplos” depois de ter sido baleado cinco vezes.
“Não há dúvida de que foi um ataque com fundamentos políticos”, acrescentou Kaliniak, que coloca o ataque no contexto de “uma incapacidade de aceitar a vontade da sociedade”.
O autor dos disparos contra Fico é um homem de 71 anos, natural da cidade de Levice, no sudeste do país, que foi detido pela polícia no local do ataque, segundo os meios de comunicação eslovacos.
O ataque contra Roberto Fico, de 59 anos, ocorreu junto da Casa da Cultura, na cidade de Handlova, a cerca de 150 quilómetros a nordeste de Bratislava, a capital.
O suspeito foi identificado pelos media eslovacos como um escritor local. “Acho que posso confirmar, sim”, respondeu o ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, aos jornalistas que o questionaram sobre a identidade do atirador.