A Embaixada do Brasil em Portugal anunciou, esta sexta-feira, que partiu esta manhã um primeiro carregamento de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul.
“Partiu hoje, (…) às 9h50, de Lisboa, o voo (…) com destino a São Paulo, contendo um primeiro lote de carregamento humanitário de cerca de 300 kg, [espaço cedido pela Latam na aeronave] de bens doados pela comunidade brasileira em Portugal e por cidadãos portugueses, destinado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”, divulgou a embaixada na rede social Instagram.
Foi dado prioridade, neste primeiro carregamento, ao envio de roupas de inverno devido às baixas temperaturas na região.
A embaixada disse ainda estar comprometida a apoiar “os esforços do Governo Federal (…) para o transporte da totalidade da ajuda humanitária arrecadada em território português ao Brasil, nos próximos dias, pelas vias aérea e marítima”.
Os últimos balanços das autoridades brasileiras dão conta de pelo menos 152 mortos, bem como 104 pessoas desaparecidas e cerca de 615 mil desalojados.