Cinema português à conquista de Cannes

Seis filmes portugueses na programação.

A 77.ª edição do Festival de Cinema de Cannes arrancou na terça-feira e conta com seis filmes portugueses na programação.

A competição oficial apresenta a longa-metragem Grand Tour, de Miguel Gomes, e a curta-metragem Bad for a Moment, de Daniel Soares. Já nos programas paralelos do festival – na Quinzena de Cineastas – estão a longa-metragem A savana e a montanha, de Paulo Carneiro, e as curtas Quando a terra foge, de Frederico Lobo, e O jardim em movimento, de Inês Lima.

Na Semana da Crítica, está o filme As minhas sensações são tudo o que tenho para oferecer, de Isadora Neves Marques. Além disso, o festival conta ainda com duas coproduções portuguesas: Miséricorde, de Alain Guiraudie, coprodução pela Rosa Filmes, de Joaquim Sapinho, e Algo viejo, algo neuvo, algo prestado, de Hermán Rosselli, com a Oublaum Filmes, de Ico Costa.

Recorde-se que esta é a primeira vez que Miguel Gomes integra a competição pela Palma de Ouro. Além disso, Grand Tour é também «a primeira obra portuguesa a concorrer à Palma de Ouro em 18 anos». Em 2006, na competição de longas-metragens esteve Juventude em Marcha, de Pedro Costa.