Oeiras apresentou, nesta última semana, as Festas do Concelho de 2024. Depois de, durante alguns anos, termos deixado de fazer um anúncio público, limitando-nos a anunciar por comunicado e nas redes sociais, decidimos voltar a fazer esta apresentação. Fizemo-lo para dar o devido destaque a uma festa que procuram ser uma celebração da nossa comunidade.
A liderança do Presidente Isaltino Morais procurou sempre, ao longo do tempo, promover um sentimento de pertença e autoestima na população, promovendo que esta se reveja nas iniciativas do Município e nas suas realizações. Como tal, quando realizamos as nossas festas, procuramos que a população as procure, as frequente e que se orgulhe delas.
Paralelamente, o regresso do anúncio público permitiu dar atribuir o protagonismo ao conjunto de artistas portugueses de grande qualidade que sempre compõem o nosso cartaz. Todos os anos procuramos trazer a Oeiras artistas que representativos da admiração e da vontade das pessoas. A questão não é, pois, do gosto ou da preferência de quem escolhe os artistas. O foco é servir, trazendo às nossas festas quem os oeirenses e, cada vez mais, também quem nos visita, quer ver. Apresentamos, durante alguns dias, um cartaz absolutamente extraordinário de forma gratuita, possibilitando aos que têm menos aceder à cultura e ver ao vivo quem admiram – cultivando, em todos, o hábito de consumir cultura. Há cantores ou bandas para todos os gostos e faixas etárias. Como sempre acontece, ninguém é esquecido. Ninguém fica para trás.
Mas as festas têm também foco e preocupação com a segurança e o bem-estar de quem as frequenta. Fruto do sucesso crescente dos últimos anos, que vem batendo sucessivos recordes de assistência, o recinto (o Jardim Municipal de Oeiras) tem sido repensado, sendo introduzidas melhorias de ano para ano.
Este ano foi melhorado o desafogo do principal canal de entrada e saída do parque, permitindo mais conforto e, sobretudo, mais segurança – uma preocupação permanente.
Nos últimos anos não têm sido registados incidentes significativos nas nossas festas. O aparelho de segurança e proteção civil montado tem estado à altura da qualidade que sempre procuramos emprestar ao que organizamos. Queremos, naturalmente, manter este registo. As nossas festas são para quem se quer divertir e têm como objetivo fazer as pessoas felizes.
Para terminar, é reforçado o objetivo de estas serem festas para todos, com uma outra inovação: na tarde do Dia da Criança, e nas tardes dos domingos durante o período das festas, o palco principal vai receber espetáculos infantis, convidando as famílias a trazer os seus mais pequenos às nossas festas. Afinal, elas também são deles!
Entre os dias 29 de maio e 16 de junho Oeiras vai estar em festa, celebrando a vida e a felicidade. Venha, são bem-vindos todos os que vêm por bem. Queremos que todos vivam o melhor de Oeiras!