Um clarão foi visto, na madrugada deste domingo, em vários distritos de Portugal, de norte a sul, e até em Espanha. A proteção civil registou uma “possível queda de meteorito” em Castro Daire.
Foi pelas 23h55 quando várias pessoas recorreram às redes sociais para relatar o acontecimento. Um suposto clarão iluminou os céus do país, por volta da meia-noite, tendo mesmo algumas destas pessoas afirmado ter ouvido “um grande estrondo”.
Nos vídeos é possível ver um rastro luminoso a passar, antecedido por um clarão de luz. “Parece que ficou de dia”, escrevem diversas pessoas nas redes sociais.
Uma fonte do Comando Sub-regional da Proteção Civil de Viseu Dão Lafões indicou, citada pela agência Lusa, que pelas 1h20 da madrugada deste domingo, “houve efetivamente um alerta de possível queda de meteorito”, e que foram enviados seis veículos e 20 operacionais, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e dos bombeiros de Castro Daire, para a zona de Pereira e da serra de Montemuro, em Castro Daire para procurar vestígios do objeto.
“Uma vez que as pessoas referiram que viram um clarão numa zona de antenas”, as equipas patrulharam também “parques eólicos ali ao redor”, acrescentou a mesma fonte. Apesar das buscas, durante a noite, “não foi encontrado nada”.