O ministro das Infraestruturas e Habitação recebeu esta quinta-feira o Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, em Lisboa, onde foi reafirmada a prioridade da construção da Ligação de Alta Velocidade (LAV) Lisboa-Vigo, a que se soma o compromisso com a ligação a Madrid.
Tal como está previsto na resolução do Conselho de Ministros, a ligação ferroviária de alta velocidade cumprirá até 2034 três horas para juntar as duas capitais ibéricas. Já a ligação Lisboa-Vigo irá completar-se em cerca de duas horas, concretizando o objetivo da União Europeia para a mobilidade inteligente e sustentável que visa duplicar o tráfego ferroviário de passageiros de alta velocidade.
«São projetos para gerações. É preciso que os homens e mulheres que governam possam dar as mãos para projetar o futuro», afirmou Miguel Pinto Luz.
Os dois responsáveis salientaram a ligação de Portugal à Galiza, o diálogo profícuo e o compromisso entre Governos também expresso neste encontro, onde além das ligações ferroviárias foi enfatizado a continuidade no investimento na rodovia.