A Tesla iniciou esta quarta-feira a construção de uma fábrica na Chinai para produzir as suas baterias de armazenamento de energia Megapack. O investimento de 200 milhões de dólares (185 milhões de euros), em Xangai, vai ser a primeira fábrica de baterias Tesla fora dos EUA.
A Tesla tinha aberto uma fábrica de carros elétricos na cidade chinesa em 2029 para montar veículos para a China, Europa e outros mercados estrangeiros. A fabricante norte-americana de carros elétricos é o segundo maior vendedor no mercado chinês, o maior do mundo, que é liderado pela chinesa BYD.
A agência noticiosa oficial da China elogiou o empenho da Tesla em investir na China e “desafiar a retórica da ‘dissociação’” entre as economias da China e EUA. Segundo a Xinhua, a fábrica deve começar a produzir em massa no início de 2025, com uma capacidade inicial de 10.000 unidades por ano.
De acordo com o portal da Tesla, cada Megapack pode armazenar mais de 3,9 megawatts-hora de energia — o suficiente para alimentar uma média de 3.600 casas durante uma hora. São concebidos principalmente para empresas de serviços públicos e instalações comerciais.
Estas unidades de armazenamento tornaram-se cada vez mais importantes com o crescimento da energia solar e eólica, que só produzem eletricidade quando as condições meteorológicas são favoráveis As baterias armazenam a eletricidade para dar resposta aos utilizadores residenciais e comerciais.
A China é líder mundial em capacidade instalada de energia eólica e solar, o que a torna um mercado importante para o armazenamento de energia. O país representou três quartos do investimento na produção em 2023 de todas as tecnologias limpas (fotovoltaica, eólica, hidrogénio verde ou bombas de calor).