A a Z. Um abecedário de factos e curiosidades sobre Taylor Swift

A estrela multimilionária do momento estreia-se este fim de semana em Portugal com a ‘The Eras Tour’, com dois concertos no Estádio da Luz.

Mesmo que não apreciemos a sua música uma coisa é certa: Taylor Swift tem sabido traçar o seu caminho. É um dos nomes mais sonantes da música em todo o mundo. Bateu recordes nas mais diversas vertentes, ganhou inúmeros prémios, mexeu com a política e economia americana.

O ano passado foi considerada a Personalidade do Ano pela revista Times. Além disso, é uma das celebridades mais solidárias. Estreia-se este fim de semana em Portugal com a ‘The Eras Tour’, com dois concertos no Estádio da Luz, e os bilhetes, que custaram entre os 60 e os 540 euros, voaram.

A – Álbum
A artista lançou o disco The Tortured Poets Department no dia 19 de abril – o seu 11.º álbum de estúdio. Foi a própria que anunciou o lançamento na sua conta de Instagram. E para surpresa dos fãs, o álbum é duplo, tal como revelou: «Escrevi tanta poesia torturada nos últimos 2 anos e queria partilhar tudo convosco, por isso aqui está a segunda parte de ‘TTPD: The Anthology’. 15 canções extra. E agora a história já não é minha… é toda vossa», acrescentou na publicação que partilhou às duas da manhã desse dia.

B – Bilionária
Em outubro Taylor Swift tornou-se a 1.º cantora a aparecer na lista da Forbes apenas com base nas suas canções e atuações. O seu património líquido estimado é de 1,1 mil milhões de dólares. Só com a The Eras Tour conseguiu lucrar 360 milhões de dólares.

C – Champions
A cantora norte-americana dará um concerto duplo, a 29 e 30 de maio, no estádio Santiago Bernabéu. Como a final da Liga dos Campeões acontece logo no dia a seguir ao seu segundo espetáculo, os adeptos merengues temiam que isso quebrasse a tradição de abrir as portas do estádio que acontece há 10 anos. No entanto, o Real Madrid vai mesmo abrir as portas para que os adeptos possam assistir ao jogo derradeiro, que coloca o clube frente ao Borussia de Dortmund.

D – Desamor
A maior parte das suas letras falam sobre os seus desamores. A artista já namorou com artistas como Matty Healy, Joe Alwyn, Joe Jonas,  Jake Gyllenhaal, Harry Styles, Calvin Harris, Taylor Lautner e Tom Hiddleston.

E – Estudar Taylor
Por ser um fenómeno, há universidades que já começaram a estudar a cantora.  Numa universidade das Filipinas foi criado um curso que analisa a influência da artista na economia, na política e na sociedade.

F – Filme-concerto
Em janeiro, The Eras Tour tornou-se o maior sucesso de bilheteira de sempre no que toca a filmes-concerto. Nessa altura, o projeto já  havia amealhado, globalmente, 261,6 milhões de dólares (239 milhões de euros), superando Michael Jackson’s This Is It, de 2009 (261,2 milhões de dólares, ou 238,7 milhões de euros).

G – Grammys
Este ano, Taylor Swift conquistou mais um recorde ao tornar-se a primeira artista a vencer o quarto Grammy para Álbum do Ano, com Midnights. O primeiro prémio chegou em 2010, com o segundo álbum de country Fearless. Seguiram-se, 1989,
o primeiro álbum pop, e Folklore, o primeiro álbum de indie-folk, premiados em 2016 e 2021, respetivamente.

H – Histerismo
Sabemos que há fãs que esperam horas ao relento pelos concertos dos seus ídolos. Mas com Taylor Swift as loucuras parecem ir mais longe. No dia 10 de maio um bebé surgiu em fotografias deitado no chão durante um concerto da cantora norte-americana, em Paris. A imagem tem criado muita revolta nas redes sociais.

I – Ídolos
Taylor sempre foi apaixonada por poesia. Começou a compor bastante nova e, aos 10 anos, influenciada pelos seus ídolos, como LeAnn Rimes, Shania Twain, Faith Hill e sua avó, que era cantora de ópera, começou a atuar.

J – Joe Biden
Com a aproximação das eleições presidenciais americanas que decorrem em novembro, aumentam as teorias da conspiração em torno da influência que Taylor Swift poderá ter – se esta vai ou não fazer o que fez em 2020 e apoiar Joe Biden. Há já algumas evidências de que a artista pode gerar mais recenseamento eleitoral. Recorde-se que, no passado, esta já apelou ao voto e simpatiza com o Partido Democrata.

K – Kim Kardashian
Taylor Swift deixou «bocas» à socialite e empresária Kim Kardashian em thanK you aIMee, uma das canções do novo álbum, o que levou a ex mulher de Kanye West a perder mais de 100 mil seguidores nas redes. Na letra, esta fala de «um bully bronzeado», garantindo que «não te perdoo a forma como me fizeste sentir».

L – Lisboa
A etapa europeia da digressão Taylor Swift | The Eras Tour começou a 9 de maio de 2024, em Paris, e termina a 17 de agosto de 2024, em Londres. A artista norte-americana traz a tournée a Lisboa este fim de semana, nos dias 24 e 25 de maio. Trata-se da estreia da norte-americana em Portugal.

M – Milhões de seguidores
A cantora é uma das artistas com o maior número de seguidores no Instagram. Neste momento coleciona 283 milhões – é a 15.ª conta mais seguida na rede social. Tem 649 publicações e é uma das várias celebridades que aplica a política Zero, ou seja, não segue ninguém naquela rede.

N – NFL
Como se sabe, a cantora tem uma relação amorosa com Travis Kelce, dos Kansas City Chiefs. Após assumir o relacionamento com o desportista, esta tem sido uma presença assídua nos jogos, o que já levou  a uma audiência histórica entre mulheres. A NFL teve a maior audiência de sempre desde que começou a ser medida por sexo em 2000. Este ano, a audiência masculina subiu 6 % e a feminina 9%.

O – Óscares
Ao subir a palco para receber o Óscar de Melhor Atriz, pelo seu papel em Pobres Criaturas, ne cerimónia que decorreu no dia 10 de março  deste ano, Emma Stone citou uma canção de Taylor Swift para agradecer à filha. «Love you bigger than the whole sky, my girl», disse a atriz que ganhou o seu 1º Óscar em 2017.

P – Pensilvânia
Taylor Swift nasceu no dia 13 de dezembro de 1989 em Reading, Pensilvânia. É a filha mais velha do corretor da bolsa de valores Scott Swift e da dona de casa Andrea Swift. Cresceu juntamente com o  seu irmão mais novo, Austin Swift, numa fazenda de cultivo de árvores de Natal e já admitiu ter sofrido de bullying em criança por gostar de country.

Q – Que duas!
Não é segredo para ninguém que Taylor Swift e Selena Gomez são melhores amigas. Ambas já partilharam várias fotografias juntas nas redes sociais com declarações de amizade. A última vez que foram vistas juntas foi na cerimónia dos Globos de Ouro.

R – Recordes
No mês passado, Taylor Swift bateu mais um recorde do Spotify com o lançamento do seu 11º disco, The Tortured Poets Department. Este tornou-se o álbum mais ouvido num só dia da história da plataforma de música – mais de 300 milhões de reproduções em 24 horas.

S – Solidária
Taylor Swift foi eleita pela organização de solidariedade DoSomething.org a celebridade mais solidárias de 2012. Na altura, com 23 anos, a cantora alcançou a posição após a sua doação de quatro milhões de dólares ao museu Country Hall of Fame. Este ano, a artista pagou 100 mil  dólares a todos os funcionários que a acompanham na digressão.

T – Travis Kelce
Taylor Swift e Travis Kelce começaram a namorar no final do verão passado.  Desde então que se multiplicam as imagens dos dois nas redes sociais. O casal tem uma grande cumplicidade. Numa entreva, o desportista já admitiu «voar alto» com a cantora.

U – Único
A Gannet, a maior editora de jornais em circulação diária dos EUA, contratou o jornalista Bryan West, para se dedicar apenas à cantora. Ou seja, cobrir em exclusivo tudo o que tenha a ver com a artista.

V – Versace
A Versace é uma das marcas de luxo de eleição da artista. A esta juntam-se Dolce&Gabanna , Stella Mccartney e Sophia Webster.

W – We Are Never Ever Getting Back Together
Este é um dos temas com mais sucesso da cantora. Só no YouTube conta com 776 milhões  de visualizações.

X – X polémica na rede
O nome Taylor Swift esteve bloqueado na rede social X (antigo Twitter) no princípio deste ano depois de começarem a circular imagens explícitas falsas da artista criadas por Inteligência Artificial.

Y – Year 2023
A artista foi eleita a «Personalidade do Ano» de 2023 da revista Time.

Z- Zero Bond
Zero Bond é um dos restaurantes preferidos de Taylor em Nova Iorque. Apesar de serem proibidas fotografias dentro do estabelecimento, a cantora é fotografada diversas vezes a sair do carro e a dirigir-se à porta acompanhada por amigos. Em dezembro, no seu 34.º aniversário, foi vista com Selena Gomez, Miles Teller e Keleigh Sperry.