Lancia regressa aos ralis em 2026

A Lancia quer recuperar a imagem da uma marca dinâmica e, para isso, vai apostar nos ralis com o novo Ypsilon Rally 4 HF.  

Passados 32 anos, a Lancia volta a onde foi feliz, ou seja, aos ralis. A marca italiana é a mais vitoriosa com 15 campeonatos do mundo de ralis, três campeonatos do mundo de resistência, dois triunfos na Targa Florio e uma vitória nas famosas 1000 Miglia e na difícil Carrera Panamericana.

Os amantes dos ralis e da Lancia têm motivos para ficar satisfeitos, mas atenção que o regresso é feito em moldes completamente diferentes do que aconteceu antes. Nas décadas de 80 e 90, a marca italiana tinha máquinas poderosas, capazes de vencer ralis e títulos mundiais, agora vai a jogo com um carro da categoria Rally 4, destinado a pilotos em início de carreira. Este tímido regresso pode ser também o primeiro passo para um maior envolvimento nos próximos anos e com um novo regulamento técnico no Mundial de ralis.

O Ypsilon HF Rally 4 tem motor a gasolina de três cilindros 1.2 turbo com 212 cv, caixa manual de cinco velocidades, tração dianteira e diferencial autoblocante mecânico de deslizamento controlado. Desde que bem conduzido, tem potencial para ganhar a categoria R4 no Mundial de ralis. “A Lancia sempre entrou no coração das pessoas através do seu espírito competitivo, representado por modelos icónicos, que a tornaram na marca mais bem-sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis. Esse coração desportivo volta hoje a bater. É um novo começo em sintonia com o estilo Lancia e caraterizado pela ambição e pragmatismo”, afirmou Luca Napolitano, CEO da marca italiana.

O Ypsilon HF foi apresentado com uma decoração inspirada nas cores Martini Racing e volta a ostentar o logótipo HF, que carateriza os modelos desportivos da Lancia desde 1960. Mais tarde, o logótipo HF tornou-se a imagem de marca da Squadra Corse Lancia. O logótipo é constituído pelas letras HF, a branco sobre um fundo preto, com quatro pequenos elefantes vermelhos a correr. Os elefantes foram escolhidos como amuleto da sorte, é que diz a lenda que, uma vez lançados em corrida, estes animais são imparáveis, e a verdade é que durante muitos anos ninguém parou os Lancia.

A versão de competição tem naturalmente uma base que é o Lancia Ypsilon HF, uma versão 100% elétrica de elevada performance, que chega ao mercado em maio de 2025. A imagem desportiva é dada por uma carroçaria musculada e agressiva e recebe um motor elétrico com 240 cv e que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos. De salientar que os futuros modelos Gamma (2026) e Delta (2028) terão uma versão HF.


Galeria Imagens