O chanceler alemão avisou este domingo que a ameaça da Rússia será duradoura. A ameaça torna importante que a Alemanha assuma um papel de liderança na proteção do flanco oriental da NATO.
“Esta mudança na nossa política de segurança é necessária para mostrar à Rússia que estamos prontos a defender cada centímetro quadrado do território da NATO contra os ataques”, afirmou Olaf Scholz Scholz.
Scholz, citado pela agência EFE, disse num fórum económico em Bad Saarow, no leste da Alemanha, que a segurança é fundamental e que a diplomacia “só pode ser bem-sucedida a partir de uma posição de força”.
Essa força consiste em aspetos económicos, tecnológicos e sociais, disse Scholz, que advertiu que as rápidas mudanças no mundo de hoje causam incerteza e têm consequências políticas.
“Os extremistas tentam, hoje como ontem [referindo-se ao alargamento da União Europeia há 20 anos], utilizar estas inseguranças para semear o medo e a agitação”, afirmou o chefe do governo alemão.
“Não o permitiremos. A nossa democracia pode defender-se”, disse Scholz, referindo-se à recente série de ataques a políticos no período que antecedeu as eleições europeias de 6 a 9 de junho.
Scholz apelou para a defesa de valores como a democracia, o Estado de direito, a igualdade de direitos, a proteção da dignidade humana e a ação em prol de uma Europa unificada e pacífica.
“Quem ameaça a nossa democracia, quem quer prejudicar a União Europeia, ameaça o emprego e o nosso bem-estar. Ameaçam a nossa segurança”, acrescentou, referindo-se em particular aos partidos de extrema-direita.