Concertos de Taylor Swift impulsionam a faturação dos negócios em Lisboa

Faturação estrangeira foi a que mais impactou a performance dos negócios do distrito de Lisboa, sobretudo no primeiro dia de concerto, com crescimentos de 34% na faturação e 49% nas transações, face à sexta-feira anterior.

A passagem da Taylor Swift por Portugal para dois concertos no Estádio da Luz nos passados dias 24 e 25 de maio gerou um impacto positivo na performance dos negócios do distrito de Lisboa. Esta é a principal conclusão do REDUNIQ Insights, relatório da REDUNI.

Em comunicado, a empresa avança que os espetáculos da artista norte-americana resultaram “num crescimento significativo da faturação proveniente de cartões estrangeiros, com os negócios do distrito a registar um crescimento de 34% na sexta-feira (primeiro dia de concerto) face à sexta-feira anterior”. Já a subida do número de transações estrangeira entre este mesmo dia e a sexta-feira anterior, “foi ainda mais expressiva, com uma variação de 49%”.

Mais concretamente nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais e Loures, a REDUNIQ “registou igualmente um crescimento no número de transações estrangeiras de 52%, 44%, 42% e 39%, respetivamente”. E em termos de faturação estrangeira, esses mesmos concelhos obtiveram subidas de 38%, 28%, 12% e 10%, respetivamente. “Ao contrário destes, Sintra registou um crescimento superior na faturação estrangeira (31%) face ao número de transações estrangeiras (25%)”, lê-se na nota da REDUNIQ.

Analisando o fim de semana completo – de 24 a 26 de maio – o relatório mostra também um crescimento da faturação proveniente de cartões estrangeiros nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra e Loures, com crescimentos de 14%, 14%, 11%, 10% e 5%, respetivamente, em comparação com o fim de semana anterior.

No que diz respeito às cinco nacionalidades que mais contribuíram para a faturação no concelho de Lisboa nesse fim de semana, o destaque vai para os Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, França e Espanha, que representaram 11%, 6%, 4%, 3% e 3%, respetivamente, no total de faturação registada. “Desta lista, quase todos cresceram ao nível da faturação face ao fim de semana anterior, exceto França: os Estados Unidos cresceram 56%, a Irlanda 30%, o Reino Unido 15% e Espanha 78%”.

“Já ao nível da performance impulsionada por cartões nacionais, foi também o primeiro dia de concerto (24 de maio) aquele em que se registaram crescimentos mais significativos, com o número de transações a aumentar, face à sexta-feira anterior, 8% no geral do distrito, tendo-se refletido também nos concelhos de Lisboa (10%), Mafra (8%), Odivelas (8%), Loures (7%), Amadora (6%), Cascais (6%), Oeiras (6%) e Sintra (6%)”, avança a REDUNIQ. No caso da faturação nacional, “esta cresceu igualmente no total dos 3 dias do fim de semana face ao anterior, nomeadamente 5%”. E os concelhos de Lisboa, Cascais, Oeiras, Loures e Sintra cresceram 7%, 5%, 4%, 4% e 3%, respetivamente.

Em termos setoriais, no concelho de Lisboa, o destaque foi para os setores das farmácias, hotelaria e atividades turísticas, perfumarias e restauração, que tiveram crescimentos de faturação estrangeira de 54%, 29%, 61% e 23%, respetivamente, face ao fim de semana anterior.

“Considerando especificamente o setor da hotelaria e atividades turísticas no total do distrito de Lisboa, no fim de semana de 24 a 26 de maio, houve um crescimento de faturação no valor de 22% face ao fim de semana anterior. A faturação estrangeira foi a que mais contribuiu para estes números, uma vez que o seu crescimento foi de 24% face ao fim de semana anterior”, finaliza a empresa.