Maioria de residentes de Lisboa e do Porto consegue poupar mais de 500 euros por mês

Inquérito da XTB revela ainda que os principais objetivos da poupança passam por juntar dinheiro para a reforma e para comprar uma casa.

A maioria dos habitantes de Lisboa e do Porto revelam que conseguem poupar até 500 euros por mês e apenas uma pequena parte consegue ultrapassar os mil euros. Esta é uma das principais conclusões de um inquérito realizado pela XTB que revela, no entanto, existirem diferença relevantes a nível regional.

Os dados mostram que, no Porto, a maior parte (51%) indica que apenas consegue poupar até 500 euros por mês. Já 29% revela que poupa entre esse valor e mil euros e 20% refere que é capaz de poupar mais de mil euros mensalmente.

Mas olhando para Lisboa, as percentagens não são iguais. Na capital, 42% dos inquiridos refere que consegue colocar até 500 euros de lado todos os meses. Por outro lado, 45% poupa entre 500 e mil euros e apenas 13% consegue arrecadar um valor superior a este ao longo do mês.

Apesar das diferentes percentagens, o objetivo da poupança é muito parecido tendo em conta que a reforma é o principal objetivo tanto no Porto (59%) como em Lisboa (71%).

Em segundo lugar, os habitantes do Porto (32%) e de Lisboa (21%) dizem poupar para conseguirem adquirir uma casa.

Questionados sobre os principais ativos em que costumam investir, os ETFs levam o ouro, sendo os produtos favoritos tanto no Porto como em Lisboa (66% em cada uma das regiões). O pódio fica completo com a preferência pelo investimento em ações (50% no Porto e 52% em Lisboa) e em depósitos a prazo (44% no Porto e 38% em Lisboa).

O estudo teve como principal objetivo analisar os hábitos de poupança em Portugal, tipicamente um dos países europeus onde a população tem menos capacidade de poupança.

O diretor da XTB Portugal, Eduardo Silva, sublinha que “para a XTB, entender os hábitos de investimento dos portugueses é bastante importante, não só para conhecermos melhor as necessidades dos nossos clientes, mas também para identificar as principais carências da população a nível de literacia financeira, uma das nossas principais missões”.

E acrescentou ainda que “todos os investimentos devem ser feitos de forma consciente e informada. É por isso que continuamos diariamente a disponibilizar informação de forma acessível sobre as melhores soluções de investimento para cada um”.

O inquérito foi realizado durante a mais recente edição do evento “Investing Day”, um evento realizado pela XTB dedicado à análise do panorama geral nos mercados nos primeiros meses de 2024, e que reuniu investidores e interessados em investir, juntando um total de 435 respostas.