Há precisamente 40 anos, a Renault Portugal entrou nos ralis com o Renault 5 Turbo entregue à dupla Joaquim Moutinho/Edgar Fortes. Em 2024, volta às provas de estrada com um troféu monomarca disputado com o Clio desenvolvido de acordo com os regulamentos técnicos FIA para a categoria Rally5. Tem motor 1.3 turbo de 180 cv, caixa de cinco velocidades sequencial Sadev e diferencial autoblocante. O carro custa 48.500 euros e é substancialmente mais barato do que outras propostas do mesmo âmbito.
No primeiro ano, o Clio Trophy Portugal compreende cinco ralis de asfalto, e teve a primeira prova no Rally de Lisboa/Memorial Joaquim Santos, ganho por Bruno Bulacia (Toyota Yaris). Estiveram à partida do troféu 11 equipas, o que vai ao encontro das expetativas iniciais da Renault. Os pilotos do troféu deram espetáculo em algumas das estradas mais emblemáticas dos ralis, caso da Peninha e Montejunto, havendo a destacar a realização de um quinto tempo à geral realizado por um Clio do troféu. No final das 13 classificativas e de 102,3 km cronometrados, a experiência impôs-se à juventude e Gil Antunes foi o vencedor, após um duelo muito apertado com Pedro Pereira Jr, que ficou a 38 s e Danny Carreira a 50,3 s. “Estamos muito contentes. Esta vitória tem um sabor muito especial, por ter sido conquistada em casa. O primeiro dia foi muito difícil devido às condições atmosféricas e optámos por não correr riscos. No dia seguinte, entrámos totalmente ao ataque. Fizemos uma boa escolha de pneus e senti-me bastante bem com o carro”, disse o vencedor da primeira prova do Clio Trophy Portugal, que salientou: “o quinto tempo à geral, na Peninha, confirma a competitividade do Clio Rally5. Este resultado abre excelentes perspetivas para o resto da época”.
Pedro Matos Chaves foi um dos melhores pilotos nacionais, com passagem pela Fórmula 1, correu também na Indy Light, nos Estados Unidos, nos GT e fechou a carreira como piloto nos ralis nacionais. Agora, é o responsável desportivo do Clio Trophy Portugal, cabendo-lhe coordenar as relações com as equipas, pilotos e organizações das provas. “É o primeiro rali do ano e nota-se uma diferença de andamento entre os novatos e quem tem experiência de ralis. Há uma evolução para fazer, os pilotos vão ter mais tempo para testar e vão tirar maior partido do carro nos próximos ralis” disse o experiente piloto. O Clio Trophy Portugal está de regresso nos dias 21 e 22 de junho, com o Rali de Castelo Branco.