O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) vai ter 25 novos radares no dia 6 de julho, os novos dispositivos vêm somar-se aos 98 já existentes, anunciou a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR), em comunicado divulgado esta terça-feira.
Os novos radares vão ser instalados em locais como no IC2 (Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro), A29 (Santa Maria da Feira, em Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no Porto), IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja), IP3 (Coimbra), EN18 (Évora), EN 125 (Albufeira, Faro), EN 6-7 (Carcavelos e Parede, em Cascais), IC17 (Loures), A43 (Campanhã, Porto) e no IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal).
Sublinhe-se que só nestes locais, nos últimos cinco anos, morreram 115 pessoas, uma média de 23 vítimas mortais por ano.
Dos 25 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média.
Desde que o sistema SINCRO começou a funcionar, há oito anos, que se tem verificado uma “redução significativa” da sinistralidade nos locais onde foram instalados os radares: menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.