A exportações facilitadas pelo Lidl geraram, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 289 milhões de euros na economia portuguesa (+18% face a 2022) e a criação de 6.520 empregos no país (+32% face a 2022). Esta é uma das principais conclusões de um estudo elaborado pela consultora Forvis Mazars para o Lidl e que foi apresentado esta quarta-feira.
Os dados mostram que as exportações facilitadas pelo Lidl Portugal no ano passado, no valor de 156 milhões de euros, representaram 2% do total das exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia. No total, o Lidl impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais para 29 países nos quais está presente.
“As exportações do Lidl Portugal têm tido, ao longo dos anos, um impacto significativo na economia do país, contribuindo não apenas para a promoção da qualidade dos produtos portugueses além-fronteiras, mas também para a criação de emprego e para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PMEs)”, diz a empresa em comunicado, acrescentando que, no ano passado impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais, exportando mais de uma centena de diferentes tipos de artigos, para 29 países dos 32 onde está presente, com destaque para a Alemanha, Espanha e França.
O estudo da consultora Forvis Mazars revela então que as exportações do Lidl Portugal representaram, em 2023, 2% do total das exportações nacionais de produtos alimentares para a União Europeia, tendo as mesmas gerado, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 289 milhões de euros na economia portuguesa (+18% face a 2022), nos setores de atividade associados à produção destes produtos, destacando-se: produtos da agricultura, da produção animal e da caça e dos serviços relacionados (44%); produtos alimentares (31%) ; bebidas (18%) e produtos da pesca e da aquacultura (7%).
Feitas as contas, no ano passado, “por cada euro em exportações facilitadas pelo Lidl em produtos destinados à exportação, foram gerados cerca de 1,85€ na economia portuguesa”.
“Os dados deste estudo ilustram o nosso impacto cada vez mais acentuado na economia portuguesa, tanto na geração de riqueza para o país, como para a geração de emprego, a par do nosso empenho na promoção da qualidade dos produtos portugueses nos mercados internacionais, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a criação de oportunidade. Desta forma, abrimos as portas da nossa rede de lojas em toda a Europa a fornecedores que, eventualmente, de outra forma teriam mais dificuldades na sua internacionalização”, diz Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal.
Já Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars, defende que “os resultados não deixam dúvidas quanto à importância desta parceria entre as empresas portuguesas e o Lidl Portugal na dinamização da economia portuguesa, que permite não apenas a geração de riqueza, mas também a criação de oportunidades de emprego e a capacitação das empresas portuguesas em termos de legislação e regulação, inovação, sustentabilidade e qualidade. Tendo aqui um especial destaque as micro-pequenas e médias empresas portuguesas (PMEs) do setor primário, indústria alimentar, bebidas e pesca”.