Quadro de Paula Rego vendido em leilão por 2,5 milhões de euros

Valor de compra da obra ficou ainda longe do recorde para a artista nascida em Lisboa.

O quadro “Meadow” de Paula Rego, pintado em 1996, foi vendido, na terça-feira, por 2,07 milhões de libras, cerca de 2,45 milhões de euros, num leilão da Sotheby’s em Londres.

A obra, que tinha sido comprada em 2002 para uma coleção privada italiana, foi agora vendida por um valor significativo, mas que não bateu o recorde para a pintora, nascida em Portugal, como se esperava.

Em 2023, o painel “Avestruzes Bailarinas do filme ‘Fantasia’ de Walt Disney” da artista, que morreu em 202 foi leiloado em Londres por 3,5 milhões de euros.

Com 170 por 149 centímetros, “Meadow” é, descreve a leiloeira, “uma obra-prima inequívoca, um dos trabalhos mais virtuosos, dramáticos e pioneiros de Paula Rego nos anos 1990”.

“Meadow” foi classificada como a “imagem mais impressionante”, continua a Sotheby’s,  de uma exposição de 23 trabalhos em larga escala apresentados em 1996 na galeria Marlborough, em Nova Iorque, entre os quais se encontravam quadros nos quais Rego fazia referências ao universo da Disney como as obras “Fantasia” ou a “Branca de Neve”.