Thriller em Le Mans

Havia 23 Hypercar capazes de vencer as 24 Horas Le Mans, coisa nunca antes vista. Foi das corridas mais disputadas de sempre, com um final dramático em que os dois primeiros ficaram separados por escassos 14 segundos. Ganhou a Ferrari, com muita emoção.

A edição deste ano foi verdadeiramente especial com oito prestigiados construtores a lutarem pelos primeiros lugares: BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota. Nunca se tinha visto nada assim em Le Mans, e a coisa promete ser ainda melhor em 2025 com a chegada da Aston Martin com dois protótipos Valkyrie.

A prova deste ano fica também na história por ter sido aquela em que o Safety Car esteve mais tempo em pista. Os acidentes e a chuva intensa que caiu durante a noite obrigaram a direção de prova fazer entrar o carro de segurança durante 6h54m. Por essa razão, o vencedor fez “apenas” 331 voltas, menos 31 do que em 2023, a uma média bastante baixa de 176,3 km/h. Sempre que havia condições para a corrida recomeçar, os pilotos desforravam-se e o ritmo era infernal.

Ao longo da história criou-se a ideia de que é Le Mans que escolhe o vencedor. A verdade é que, por mais do que uma vez, a vitória foi negada a quem tinha o triunfo praticamente garantido. Este ano a “escolha” recaiu sobre o Ferrari 499P da equipa Fuoco/Nielsen/Molina, que depois de algumas peripécias, como uma porta aberta em plena corrida, venceu com 14,2 s de vantagem sobre Kobayashi/Nyck de Vries/Lopez, no Toyota GR010 Hybrid. No último lugar do pódio ficou o segundo Ferrari oficial de Calado/Giovinazzi/Pier Guidi, que tinha ganho em 2023, a 36,7 s. Ferrari, Porsche e Toyota andaram na frente desde o início, a que se juntou a Cadillac na segunda metade da corrida. A luta pela vitória foi tremenda, o que explica que tivesse havido 40 mudanças de líder! Com 20 horas de prova, os três primeiros estavam separados por escassos dois segundos e os cinco primeiros cabiam em 12 segundos! Mas em Le Mans não importa como se começa, mas sim como se acaba, e a última passagem pela box a uma hora do fim foi determinante para encontrar o vencedor. A Ferrari arriscou mais na estratégia e tomou quase sempre as decisões certas, ao contrário da Toyota e da Porsche, e isso fez toda a diferença.

As 24 Horas Le Mans é uma prova que se ama ou detesta. As três marcas já experimentaram as duas sensações. «Foi uma corrida incrível, foi tudo muito caótico e difícil. No ano passado ficamos muito perto da vitória e trabalhamos imenso durante toda a semana para este resultado. É o melhor dia da minha carreira», disse Molina. Do lado da Toyota, era visível a desilusão por mais uma derrota no confronto direto com a Ferrari. «Foi uma corrida fenomenal. Poderíamos ter ganho, mas tivemos alguns problemas. Toda a equipa fez um ótimo trabalho e, no próximo ano, faremos melhor», disse Kobayashi, que realizou a volta mais rápida em corrida.