Nicolas Cage, ‘o homem dos teus sonhos’

Nicolas Cage está de regresso ao cinema com o filme “O Homem dos Teus Sonhos”. Os vários temas que o filme aborda, como a cultura de cancelamento e a fama, são retratados de uma maneira satírica e cómica

Nicolas Cage sempre foi um ator controverso devido à maneira como interpretava os seus papéis. Muitos deles são extra-dramáticos e canastrões, enquanto outros demonstram grande talento e trabalho. Cage toca nos extremos da representação e, acima de tudo, mostra-se versátil. Apesar dos seus papéis diversos, ele não deixa de ser um ator notável, que se destacou na indústria e continua a surpreender o público com novos projetos. No ano passado, o ator deu uma entrevista à Insider, em que revelou um pouco sobre sua técnica de interpretação, a que chama nouveau shamanism. Trata-se de um processo para aumentar a imaginação do ator de forma saudável, permitindo-lhe acreditar que é a personagem sem sofrer consequências emocionais e psicológicas.

Em O Homem dos Teus Sonhos (2023), Cage interpreta o papel de Paul Matthews, um professor universitário que leva uma vida normal até que, sem qualquer explicação, milhões de pessoas começam a sonhar com ele. As coisas começam a tornar-se um pesadelo para Paul, que tem que enfrentar as consequências da sua fama repentina. Paul é uma personagem pela qual sentimos pena e desconforto ao longo do filme. Cage consegue captar muito bem esse desconforto, criando uma relação interessante entre o público e a personagem. A pena aproxima-nos de Paul, enquanto o desconforto afasta-nos. Porém, o grande “íman” que nos prende à personagem principal é o seu caráter trágico. Tudo o que acontece de mal a Paul não é culpa dele, e se estivéssemos na mesma situação, acabaríamos como ele, sem forma de sair de um caminho no qual não entrámos.

A cultura de cancelamento e a fama

Os vários temas que o filme aborda, como a cultura de cancelamento e a fama, são retratados de uma maneira satírica e cómica. Kristoffer Borgli, o realizador, não é estranho a este género de cinema. O seu filme mais conhecido, Farta de Mim Mesma (2022), é muito semelhante a O Homem dos Teus Sonhos; a fama não é aquilo que se esperava e pode rapidamente levar à ostracização. O realizador brinca muito com personagens desagradáveis. Em Farta de Mim Mesma, Signe é uma mentirosa compulsiva que procura atenção de toda a gente, e neste filme, são as pessoas à volta de Paul que entram nessa caixa: ultrassensíveis, egocêntricas e vitimizadas. São produtos de uma cultura online que pratica o individualismo e parece estar apática ao mundo à volta.

No geral, o filme teve um bom desenvolvimento, embora o final deixe a desejar. A premissa é original e relativamente bem executada. O ponto alto do filme é, sem dúvida, Nicolas Cage, que é bastante cómico e vive muito bem o seu papel.