Na política brasileira o dito popular nunca foi tão atual e verdadeiro. Bolsonaro construiu uma improvável derrota pelas bobagens que andou fazendo e dizendo ao longo do mandato que foi considerado bom. Agora é a vez de Lula da Silva se desgastar e provocar turbulência na economia com as bobagens que diz e insiste em repetir. Criticou a austeridade do Banco Central, disse que déficits se combate arrecadando mais e não gastando menos, criticou a banca e os empresários. O resultado foi a desvalorização do real, a queda da bolsa e a retração nos investimentos. A confusão está instalada e Lula passou a semana em viagens de cunho eleitoral.Irritado com o mercado financeiro deve reagir aprofundando a crise. O fiador do Governo, ministro Fernando Haddad pode desistir e sair.
Para os capitalistas que ignoram ou fingem ignorar o pensamento reinante no Governo do Brasil, a recente frase de Lula em entrevista a uma emissora de rádio diz tudo: «Não tenho de prestar contas a nenhum banqueiro, mas sim ao povo pobre».
VARIEDADES
• O Brasil está entre os cinco países com maior número de saída de milionários. China e Rússia na frente, depois Reino Unido pela mudança da legislação. O principal destino é para os EUA, seguido do Uruguai e Portugal. Mudança de domicílio para Portugal no primeiro semestre foi em torno de dois mil com mais de um milhão de dólares per capita. O volume total estimado é em 15 mil milhões de dólares este ano.
• O Grupo Cipriani, italiano, com investimentos na hotelaria e restauração nos EUA e Itália, vai investir em São Paulo e procura terreno nos bairros mais nobres da cidade. O hotel será o quarto do grupo já presente em Milão e Nova York, e construindo em Miami.
• A candidatura do repórter de TV José Luiz Datena e a desastrada escolha de um vice indicado por Bolsonaro podem custar a reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Agora são três candidatos principais e a tendência de Datena é crescer.
• Paul Mcartney confirmou presença em São Paulo em outubro próximo.
• A nova camisa do Flamengo, da Adidas, será apresentada dentro em breve. O clube, ao que tudo indica, ficará com um terreno para construir um estádio multiuso no centro do Rio de Janeiro.
• Especulações dão conta de que o processo da fraude de oito bilhões de euros na rede Lojas Americanas pode levar a julgamento um dos acionistas controladores, que representava a holding no Conselho de Administração. O grupo é o mesmo que controla a multinacional de cervejas InBev. O presidente executivo foi intimado em Madrid, onde mora por ter dupla nacionalidade,
• O Grupo BTG, que atua no mercado financeiro, ampliando seus investimentos em Portugal, lança em breve uma unidade no imobiliário no antigo Hotel Eden, no Monte Estoril. E fechou aquele que pode ter sido o maior negócio do imobiliário no ano, comprando por 160 milhões de euros o hotel Oitavos, na Quinta da Marinha, com habitações de alto luxo. O presidente do grupo, André Esteves, já investiu numa importante vinícola no Douro.
• Faleceu o embaixador Luiz Henrique da Fonseca, que serviu em Lisboa na gestão de José Aparecido de Oliveira.
• A moeda brasileira, Real, foi a mais desvalorizada do primeiro semestre do ano.
• O Brasil, que era importador de algodão, passou a maior exportador, ultrapassando os EUA.
• Lula da Silva continua pressionando a Vale para colocar um amigo na presidência da empresa que foi privatizada há 30 anos, mas que tem como grande acionista o fundo de pensão do Banco do Brasil. A canadiana Vera Marie Inkster, que presidiu a grande mineradora de seu país, renunciou ao conselho após ser destratada pelo sindicalista ligado ao governo. Foi a segunda renúncia este ano.