Dentro do camarim. As exigências dos artistas

Vemo-los em cima do palco, mas não calculamos aquilo que têm nos seus camarins. O i dá-lhe a conhecer algumas das exigências dos seus artistas preferidos.

Não passou muito tempo desde que Taylor Swift esgotou o estádio da Luz com dois concertos que fizeram tremer o país… Literalmente. A sua digressão – The Eras Tour –, que ainda está a decorrer, é considerada a tour mundial mais lucrativa de sempre. Nessa altura, multiplicavam-se as notícias sobre a cantora e ficámos a saber o que a artista exigiu ter no seu camarim. Taylor Swift pediu que o camarim fosse decorado com cristais Swarovski e abastecido com mais de 100 garrafas de vinho e champanhe. Para comer, pediu macarrão com queijo, pipocas de microondas com manteiga,  batatas fritas de pacote, sumo de uva, bebidas energéticas, leite com chocolate, molho picante, alcaçuz – uma planta medicinal que é utilizada para tratar problemas de estômago, inflamação e doenças respiratórias –, uma caixa de Pepsi Diet, brownies com iogurte, tomate, abacates e laranjas. Além disso, a cantora gosta sempre de ter uma grande variedade de flores a decorar o espaço.

Mas claro que não é apenas ela quem faz exigências nos locais por onde passa. Quase todos os artistas têm as suas manias e pedidos. Em 2019, a produtora Ingrid Berger,  responsável pelos camarins do Palco Mundo desde a primeira edição do Rock in Rio Lisboa, em 2004, revelou os pedidos e algumas curiosidades sobre alguns cantores. Ivete Sangalo, por exemplo, que tem marcado presença em todas as edições,  pede brigadeiros e comida japonesa. Além disso, gosta de manter o ambiente de bastidores sempre muito animado. Recebe pessoas antes e depois dos concertos e a festa continua mesmo depois de terminar o espetáculo.

De acordo com a produtora, é sempre muito stressante trabalhar com  a banda Guns N’ Roses. Segundo a mesma, tem de estar tudo pronto antes do vocalista chegar e “ninguém pode estar no seu caminho quando chega, assim como na saída”, garantiu à Magg. Em 2006, Axl Rose deixou um par de calças de ganga no avião à chegada a Lisboa. Meia hora antes do concerto, pediu para alguém as ir buscar. Visto que o aeroporto não fica longe do parque da Bela Vista – onde o festival decorria –, conseguiu cumprir-se a sua vontade. Em 2008, Amy Whinehouse quis pintar as unhas nos bastidores. Ingrid conseguiu um verniz vermelho no camarim de Ivete Sangalo. Além disso, à última hora, a artista pediu para ter uma casa de banho no palco. Foi colocada na entrada do Palco Mundo e a cantora usou-a durante o concerto.

Já o grupo Metallica, que esteve presente no festival em 2012, pede sempre um jantar especial com louça de porcelana, copos de cristal, talheres de prata e serviço de mesa nos camarins. Segundo Ingrid, pedem ainda para se montar uma lavandaria. Trazem duas máquinas de lavar e secar e tratam das suas próprias roupas. 

Mas, se achamos que estes pedidos são exigentes e estranhos, há outros bem mais excêntricos. Em 2016, o El País, analisou os contratos de algumas estrelas mundiais revelando os seus caprichos. Beyoncé, por exemplo, pede três camarins diferentes: um para tratar do cabelo, outro para se maquilhar e o último para relaxar. Além disso, exige papel higiénico de seda vermelha, vinho branco e pratos, talheres e copos de prata.

Segundo o jornal espanhol, o grupo Coldplay pede sobretudo bebidas que vão desde vodka, uísque, vinho tinto e branco, sendo que este último não pode ser Chardonnay. Além disso, a banda gosta sempre de ter cartões postais com imagens locais para mandar para os filhos. 

Num artigo publicado pelo Jornal de Notícias, em 2017, Luís Montez – diretor da promotora Música no Coração – recordou a primeira edição do festival Sudoeste que recebeu o polémico artista Marilyn Manson. Na altura, o artista tinha exigências extravagantes: queria “hot-dogs” de uma marca que não havia à venda no país e pintainhos para atirar.