Donald Trump foi esta segunda-feira oficializado como candidato do Partido Republicano a presidente dos EUA. Para as eleições de novembro nomeou o senador do Ohio JD Vance como candidato a vice-presidente.
“Após um longo processo de deliberação e pensamento, e considerando os enormes talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais bem preparada para assumir a posição de vice-presidente dos EUA é o senador JD Vance do grande estado do Ohio”, escreveu Trump na rede social Truth Social.
“JD serviu honrosamente o nosso país nos fuzileiros, formou-se na Universidade Estadual do Ohio em dois anos, summa cum laude, e formou-se na Faculdade de Direito de Yale”, acrescentou o republicano.
Trump lembrou a “carreira empresarial de sucesso” do senador e promete que Vance vai trabalhar em prol dos “trabalhadores e agricultores” norte-americanos.
Senador pelo Ohio, especialista em capitais de risco, Vance, 39 anos, ficou conhecido pelo seu livro de memórias, “Hillbilly Elegy”, publicado em 2016, um enorme sucesso de vendas.
No livro, que foi adaptado para os ecrãs pela Netflix, fala sobre sua educação operária e como isso afetou a sua política e visão de mundo. Na altura, o agora nomeado por Trump, afirmou em entrevista em outubro de 2026: “Nunca fui uma pessoa de Trump, nunca gostei dele”.
O presidente, e provável candidato à reeleição pelo Partido Democrata, Joe Biden reagiu à nomeação afirmando: “Eis o que sabemos sobre JD Vance. Fala muito sobre os trabalhadores. Mas agora, ele e Trump querem aumentar os impostos às famílias de classe média e, ao mesmo tempo, cortar mais impostos aos ricos”.