Nuno Borges venceu este domingo o Open de Bastad, na Suécia. O tenista português derrotou na final Rafael Nadal pelos parciais de 6-3 e 6-2.
Esta foi a primeira final, e primeira vitória, no circuito ATP do tenista português de 27 anos, natural da Maia. Perante o maiorquino, vencedor de 22 títulos do Grand Slam e que agora de situa na 261.ª posição da hierarquia mundial, Borges (51.º) impôs-se em 1h27m.
Além do inédito triunfo num torneio do circuito ATP, o maiato tornou-se apenas o segundo tenista português a consegui-lo, depois de João Sousa (Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, e Estoril Open, em 2018).
“Muitos parabéns, jogaste bem toda a semana e mereces mais do que ninguém. Aproveita que é um momento especial”, disse Nadal a Nuno Borges, no final do torneio ATP 250 Nordea Open, Bastad, na Suécia.
“É aproveitar o momento. Estou aqui a segurar o troféu e o ténis é de loucos. Porque não continuar a sonhar?”, questionou por sua vez Nuno Borges ainda no court central do torneio sueco.
“Já sonhava com este momento há muito tempo, mas no ténis, por vezes, as coisas não acontecem sempre como queremos. Sei que todos queriam que o Rafa ganhasse e uma parte de mim também. Mas alguma coisa ainda maior dentro de mim empurrou-me para conseguir vencer, pelas emoções e pelos altos e baixos”, acrescentou.
“Não se tratava de jogar o meu melhor ténis, tratava-se apenas de chegar aos grandes momentos e não poderia ter jogado melhor. Estou muito feliz e muito emocionado”, afirmou Borges.