Nos últimos cinco anos, as Forças Armadas da Alemanha recrutaram 7.681 mancebos com 17 anos de idade.
De acordo com o Ministério da Defesa, questionado pelo grupo parlamentar Die Linke, em 2023 foram ainda contabilizados 1.996 recrutamentos voluntários de “menores de idade”, mais do que os 1.773 ocorridos em 2022.
Na Alemanha, o serviço voluntário nas Forças Armadas da Alemanha é permitido a partir dos 17 anos, caso tenham o consentimento dos pais.
Em causa esteve a pergunta da porta-voz parlamentar para os assuntos de política educativa do partido Die Linke, Nicole Gohlke, que criticou a prática de recrutamento, afirmando que o “Governo parece ter renunciado a proteger os menores de idade da militarização”, classificando ainda o recrutamento “deliberado de jovens” como “ inaceitável”.
Além disso, Gohlke criticou as apresentações sobre as Forças Armadas realizadas por militares nas escolas, afirmando que os estabelecimentos de ensino devem ser locais “politicamente neutrais onde a educação política deve ser independente e adequada à idade”.
“Os oficiais (militares) da área juvenil não recrutam jovens”, disse, por sua vez, o Ministério da Defesa, explicando que são “apenas levadas a cabo sessões informativas”.