A reabertura do Teatro Nacional D.Maria II (TNDMII), em Lisboa, encerrado desde o início de 2023 para obras de requalificação, voltou a ser adiada um ano. A reabertura ao público, devido a atrasos na empreitada, deverá ser no início de 2026.
De acordo com o Conselho de Administração do TNDMII, “a complexidade de uma obra desta envergadura, num edifício histórico classificado como monumento nacional, acarreta o risco de ocorrência de imprevistos e trabalhos complementares, pelo que se estima agora a reabertura do Teatro ao público no início de 2026”.
Segundo comunicado do teatro, citado pela agência Lusa, o edifício está a ser alvo de “uma profunda intervenção, que envolve a renovação e o restauro de várias áreas do edifício, incluindo espaços públicos, técnicos e de bastidores”.
O TNDMII encerrou no início de 2023 para obras de requalificação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Inicialmente previa-se que reabrisse um ano depois. Mas, em novembro de 2023, a data de reabertura era adiada para o início de 2025.
A Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR agravou “para preocupante” a execução na área do Património Cultural, num relatório publicado na quarta-feira.
Na área do Património Cultural há sublinhados a vermelho na “apreciação preocupante”, com admissão de possível prorrogação de prazos, como acontece com o TNDMII.