CTT. Lucro cai quase 24% para 19,8 milhões no 1.º semestre

As receitas dos Correios e outros cresceram 3,6%, para 240,6 milhões de euros.

Os CTT  apresentaram um lucro de 19,8 milhões de euros de lucro na primeira metade do ano, uma quebra de quase 24% face ao mesmo período do ano anterior.

O resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) fixou-se em 70,8 milhões de euros, abaixo dos 80,1 milhões de euros do primeiro semestre de 2023.

As receitas dos Correios e outros cresceram 3,6%, para 240,6 milhões de euros. “O negócio de correio beneficiou no primeiro trimestre do tráfego gerado pelas eleições legislativas, mas foi prejudicado pelo menor número de dias úteis”, salienta.

Em relação ao negócio das encomendas de Espanha e Portugal foi mantida a aposta “numa só oferta ibérica”, “nomeadamente através da homogenização do portefólio de produto, abordagem comercial, segmentação de clientes e metodologia de preços”.

Também neste período verificou-se uma queda da subscrição dos produtos financeiros. “A alteração das condições de comercialização em junho de 2023 reduziu a atratividade deste produto para o aforrador, devido à redução das taxas de juro, e limitou a capacidade de comercialização, devido à diminuição drástica dos limites máximos de aplicação por subscritor”, explica a empresa no comunicado dos resultados. “Perspetiva-se que uma possível futura alteração das condições de comercialização venha a aumentar a subscrição deste produto”, explica a empresa.