Portugal vai falhar a final por equipas de dressage depois da prova da cavaleira portuguesa Rita Ralão Duarte, que decorreu na tarde desta quarta-feira, e que apenas assegurou a oitava classificação no Grupo F da prova de dressage individual.
A cavaleira, que monta Irão, obteve 68.261 pontos. Apesar de ser a melhor pontuação dos três cavaleiros portugueses, não foi suficiente para para garantir um lugar entre os 10 conjuntos apurados para a final, tendo Portugal assegurado um total de 201.801 pontos.
António Vale, cavaleiro que veio substituir João Moreira devido a um problema de saúde do seu cavalo, foi o primeiro a competir, na terça-feira, terminando no oitavo posto do Grupo B, com 66.910 pontos.
A outra cavaleira portuguesa, Maria Caetano, que já participou em provas olímpicas, competiu no Grupo C e terminou a sua prestação igualmente no oitavo lugar, com 66.630.
Depois de ter fechado o primeiro dia num sexto lugar provisório, a equipa lusa falhou a final e concluiu a prova no 12.º lugar.