A entrada gratuita em museus, monumentos e palácios tutelados pelo Estado deixa de estar restringida aos domingos e feriados e, a partir desta quinta-feira.
A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, considera que a medida, anunciada em maio, permitirá uma gestão de fluxos de visitantes.
Assim, a partir de hoje, os portugueses e residentes em Portugal passam a ter 52 dias por ano, em qualquer dia da semana, para visitar gratuitamente os 37 museus, monumentos e palácios de tutela pública.
“A liberdade é plena. Nós podemos passar a visitar em qualquer dia da semana. A gratuitidade que era até agora limitada aos domingos e feriados passa a ter plena liberdade de ação e escolha. Não há motivo nenhum para que os portugueses e residentes em Portugal não visitem os nossos museus e monumentos”, até ao limite de 52 dias, disse a ministra da Cultura.
Para beneficiar da medida, os visitantes devem apresentar o cartão de cidadão nas bilheteiras para um registo, a fim de se poder contabilizar os 52 dias de gratuitidade. Como a medida entra em vigor hoje, 1 de agosto, a gratuitidade referente a 2024 já só contabilizará 22 dias até ao final do ano. Mas permite, ao longo de cada dia escolhido, visitar vários museus, monumentos e palácios