O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou a realização da primeira edição dos Jogos Olímpicos Esports na Arábia Saudita, em 2025.
Não foi divulgada a cidade, nem detalhes sobre o formato da competição, mas é condição necessária que acompanhe o ritmo da evolução digital. Também não se conhece a periodicidade com que o evento se irá realizar, o COI disse apenas que é intenção realizar edições com regularidade.
Os jogos estarão alinhados com o espírito olímpico, garantindo que valores como a promoção da igualdade de género será respeitada. Desde 2018 que a Comissão Esports do COI preparava este momento.
A histórica decisão de aprovar olimpíadas eletrónicas foi tomada por unanimidade, o que significa uma mudança radical dentro de uma organização que sempre privilegiou a componente física, e que agora pretende conquistar gerações mais novas.
Os Jogos Olímpicos Esports vão disputar-se na Arábia Saudita por um período de 12 anos e a escolha deveu-se à experiência dos sauditas no campo dos jogos eletrónicos. O país tem 23,5 milhões de gamers, sendo que metade são mulheres.
Os jogos eletrónicos atraem milhões de pessoas em todo o mundo e a quantidade de torneios de videojogos gera receitas brutais, estimando-se que, em 2025, ultrapassem os dois mil milhões de euros.
É um facto que as novas gerações têm hábitos completamente diferentes das gerações anteriores. O mundo dos Esports é dominado por jovens entre os 16 e 24 anos – a chamada Geração Z, que está allways on a consumir produtos content-on-demand e redes sociais, e passa menos de uma hora por dia a consumir televisão tradicional.