Os atletas Vasco Vilaça, Melanie Santos, Ricardo Maria e Maria Tomé, que integram a equipa portuguesa de estafeta mista do triatlo, alcançaram, nos Jogos Olímpicos de Paris, de 2024, a quinta posição, conquistando o diploma olímpico, entregue aos oito primeiros classificados de cada prova.
Apesar dos treinos de adaptação ao rio Sena terem sido cancelados, devido à qualidade de água, os organizadores da competição decidiram avançar com a prova.
Os portugueses terminaram a prova em sexto lugar, depois do quinto e sexto lugar na prova masculina de Vasco Vilaça e Ricardo Batista, respetivamente, e do 11.º de Maria Tomé na feminina.
A equipa lusa terminou o trajeto, que incluía 300 metros de natação, sete quilómetros de natação e 1,8 de corrida, em 1:27:08.
No total, competiram 15 nações na prova, que foi vencida pela Alemanha, seguida pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos da América.
Depois de Nelson Oliveira no ciclismo de pista, Ricardo Batista e Vasco Vilaça no triatlo, Inês Barros no tiro com arco e Gabriel Albuquerque nos trampolins, Portugal conquistou agora o seu sexto diploma nos Jogos Olímpicos de Paris. A estas conquistas soma-se ainda a medalha de bronze da judoca Patrícia Sampaio.