O Presidente Lula insiste em ignorar a posição frágil da economia brasileira em função de seu Governo hostil ao investimento privado. O Banco Mundial aponta que a poupança brasileira está entre as mais baixas do mundo. Países como Chile e Peru têm 20% de poupança e o Brasil, 15%. Mercado e analistas independentes não acreditam que o déficit fique no previsto. Diante de notícias negativas chegou a declarar que está muito otimista.
A falta de investimento privado, e mesmo a saída de capitais do país, se deve à alta carga fiscal, ao endividamento público e à judicialização crescente na economia e a declarações como a do presidente do banco oficial de fomento – BNDES – de que o Brasil precisa «de um Estado forte». Investidores estrangeiros retiraram da bolsa este ano cinco bilhões de euros. E o Real desvalorizado em função do ambiente de gastos e o endividamento público chegando aos oitenta por cento do PIB.
A banca pode estar com problemas localizados e alguns bancos buscam e conseguem linhas de crédito junto a fundos de previdência de estatais e mesmo estatais, federais e dos estados em prazos maiores. Um deles tentou obter quase 200 milhões de euros da Caixa Econômica Federal, mas não conseguiu com a divulgação do veto da área técnica.
O agronegócio é a mineração continuam sustentando a economia.
VARIEDADES
• O Rio se prepara para reunião do G-20, em novembro, e reforma os jardins do Museu de Arte Moderna, local do encontro. O paisagismo é de Burle Marx.
- E o aeroporto do Galeão, Antonio Carlos Jobim, deve fechar o ano com a metade de sua capacidade, que é de 35 milhões de passageiros/ano. No setor internacional, TAP e Air France lideram com dez voos semanais, cada uma.
- Criatividade não falta ao Governo Lula da Silva. São Paulo terá novo museu, o Museu da Diversidade Sexual.
- Produção brasileira de pimenta-do-reino passou a da Índia e da Indonésia, perdendo apenas para o Vietnam.
- Mais de um milhão de telemóveis são roubados por ano no Brasil. São Paulo lidera.
- O Rio fechou o mês de julho com 75% de ocupação hoteleira. Turismo interno cresce.
- Florianópolis vai receber três voos semanais da TAP a partir de setembro.
- O poder do Governo Lula na mídia impressiona. O vazamento de conversa do filho do presidente, Fábio, em que se refere com palavra de baixíssimo calão a primeira-dama não durou dois dias no noticiário. A posição na eleição na Venezuela, diferente das democracias, também tem espaços limitados. Isolamento preocupante em relação aos parceiros tradicionais.
- A presença brasileira nas Olimpíadas nunca foi tão pobre e sem despertar maior interesse popular.
- Cresce a pressão de exportadores para a privatização do Porto de Santos. A demora no embarque e desembarque tem dado prejuízos grandes.
- O tempo médio dos casamentos no Brasil está em 13 anos, mas a metade dos divórcios tem sido por uniões inferiores a dez anos e a idade média nos casamentos vem aumentando.
- O ex-Presidente José Sarney completou 72 anos de casado.
- É o ex-presidente Bolsonaro sonha com uma anistia para poder voltar a disputar eleições. Mas as possibilidades são poucas diante de prováveis novas condenações.
- A eleição em São Paulo pode dar a vitória ao candidato fora da polarização Lula x Bolsonaro com o crescimento da candidatura do jornalista José Luiz Datena.
Jornalista