A organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 anunciou, esta quarta-feira, que o treino de natação em águas abertas vai ser retomado depois de ter sido cancelado, na passada terça-feira, devido à fraca qualidade da água do Rio Sena.
A World Aquatics, a federação internacional da natação, a organização dos Jogos e outras autoridades, estiveram reunidas, esta madrugada, e concluiram que os resultados dos últimos testes da água do Sena eram aceitáveis.
Na passada terça-feira, o primeiro treino de natação em águas abertas foi cancelado, depois de uma das quarto amostras de água, recolhidas no Sena, na segunda-feira, ter ficado fora dos padrões aceitáveis, relativamente à presença bactérias presentes em excrementos humanos.
As condições à água no Rio Sena tem sido um dos problemas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, tendo já levado mesmo ao cancelamento de treinos das provas de natação do triatlo e ao adiamento por um dia da prova masculina.
A prova feminina de águas abertas, onde a portuguesa Angélica André irá participar, está marcada para 08 de agosto, sendo que a prova masculina, está prevista para 09 de agosto.
Antes de partir para Paris, no passado domingo, a atleta natural de Matosinhos reconheceu que a qualidade da água “é sempre uma preocupação, obviamente”.
“Podemos ficar doentes. Esperemos que não aconteça nada. Está tudo sob controlo deles. Há sempre um plano B, C e D. Se não for no Sena na quinta-feira será no domingo no local da canoagem. É estar de consciência tranquila, desfrutar. Trabalhámos muito para este momento, para estar o melhor possível”, disse a nadadora.