A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) anunciou, esta quinta-feira, que irá enviar dois especialistas para o Brasil para ajudar na “análise e gestão estratégica” dos incêndios na região do Pantanal.
“A 17 de agosto junta-se à AGIF e ao ICNF, um elemento da Polícia Judiciária (PJ), que vai colaborar até ao final do mês, com especialistas brasileiros na metodologia de determinação de causas de incêndios e estudo de casos”, diz a nota da AGIF, divulgada esta sexta-feira.
Os dois especialistas, em representação da agência e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vão estar no Pantanal, na região do Mato Grosso do Sul, no Brasil, entre 10 e 21 de agosto.
“As situações de seca, previsões meteorológicas e o crescente número de focos de calor no Pantanal (e noutras regiões brasileiras) permitem antever um período bastante complicado, em que os incêndios estão cada vez mais intensos e frequentes, comprometendo a capacidade de regeneração dos ecossistemas da região”, pode ler-se.