Durante os próximos quatro anos, as 55 federações da UEFA vão receber 935 milhões de euros (ME) provenientes das receitas recorde de bilheteira do Euro2024, realizado na Alemanha.
Segundo o relatório do torneio, publicado esta terça-feira, aos 935 milhões de euros de bilheteira serão adicionados 331 milhões de euros em prémios monetários e 240 milhões de euros para os clubes que cederam jogadores às seleções participantes no Euro2024.
A UEFA considera a competição “um sucesso estrondoso” e que permitirá a redistribuição do valor recorde de 935 milhões de euros entre as suas 55 federações através do programa ‘HatTrick’.
Este programa criado pela UEFA em 2004 permite que as receitas do Europeu revertam para as suas federações e estas invistam-nas em projetos como a construção de infraestruturas, desenvolvimento de jogadores, boa governança e responsabilidade social.
Após o evento, 190 clubes e 21 associações regionais receberam 7 milhões de euros de ajuda financeira para projetos de sustentabilidade através do fundo climático Euro2024.
O relatório da UEFA refere, entre outros dados, que o Euro2024 foi acompanhado nos estádios por 2,7 milhões de espectadores, teve uma audiência acumulada em direto de 5,2 mil milhões e 4,5 mil milhões de visualizações nas redes sociais.