A Comissão Europeia (CE) admitiu, esta quinta-feira, estar disponível para mobilizar recursos adicionais, para ajudar no combate ao incêndio na Madeira, face às “condições difíceis”.
O executivo comunitário referiu, em comunicado, que se encontra a “acompanhar de perto a situação” e que está “preparada para enviar recursos adicionais, se necessário”.
“A Comissão Europeia está a mobilizar apoio para Portugal na luta contra um incêndio florestal perto da Ribeira Brava, na Madeira. […] O sistema de emergência por satélite Copernicus foi também ativado para fornecer mapas às autoridades locais”, acrescentou a CE.
Os dois aviões Canadair de combate a incêndios, pedidos pelo Governo português à União Europeia (UE), já chegaram, de acordo com o Diário de Notícias da Madeira, à ilha.
As aeronaves aterraram no Aeroporto do Porto Santo e vão seguir agora para o funchal, onde espera que sejam utilizados para combater as chamas na Madeira.
Os dois aviões foram acompanhados por um C-295 da Força Aérea espanhola, que transporta uma equipa que prestará apoio técnico e operacional aos dois Canadair.