O Governo anunciou, esta sexta-feira, que Manuel Silva Vieira será o novo Secretário-Geral Adjunto do Sistema de Segurança Interna (SSI).
De acordo com o Despacho n.º 9832-C/2024 publicado, esta sexta-feira, em Diário da República, o Governo decidiu nomear “mediante proposta conjunta das Ministras da Justiça e da Administração Interna, e ouvido o Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna”, Manuel António da Silva Vieira.
O novo Secretário-Geral Adjunto “reúne as qualificações académicas, profissionais e experiência necessárias ao exercício do cargo”, acrescenta a Tutela.
Manuel da Silva Vieira, com 63 anos, é licenciado em Direito e pós-graduado em Direito da Comunicação pelo Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito de Coimbra, em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Lusíada – Lisboa e em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada – Lisboa.
Foi elemento de ligação no Secretariado Permanente do Gabinete Coordenador de Segurança, que funciona junto do Gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna (2010-2019 e 2022-2023) e assumiu ainda a chefia do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna (2023-2024).