Um grupo de reclusos tomou, esta sexta-feira, controlo de uma prisão, em Volgogrado, na Rússia, e fez vários mortos e feridos. De acordo com o governador daquela região, o grupo tem ligações ao Daesh.
Um vídeo, que está a ser divulgado nas redes sociais, mostra três funcionários da prisão, inconscientes, deitados sob uma poça, que aparenta ser de sangue. Um quarto funcionário está a ser ameaçado por um dos reclusos com uma faca.
No vídeo, um dos homens do grupo identifica-se como combatente do Daesh e informa que já tomaram controlo da prisão, que se encontra na região Volgogrado, na Rússia.
De acordo com a imprensa russa, esta situação começou num motim, durante uma comissão disciplinar. Os homens são três condenados por tráfico de droga e um quarto por agressão.
O grupo apresentou, até ao momento, duas exigências: ” dois milhões de dólares e um helicóptero para viajar até à Geórgia.
Conforme avança a agência estatal russa, TASS, os reclusos, que já mataram um refém, ameaçaram ainda matar os restantes casam sejam perseguidos na tentativa de fuga.
O Governador da região, Andrei Bocharov, dá já conta de “vários mortos” e feridos graves, acrescentando que está em curso ma operação para libertar os reféns. O estabelecimento prisional está agora cercado por forças especiais da polícia russa.
Esta é uma prisão de alta segurança, com condições de detenção rigorosas, localizada na cidade de Surovikino, a cerca de 120 quilómetros a oeste de Volgogrado, a capital regional.