Os Jogos Paralímpicos de Paris começam, esta quarta-feira, um mês após a finalização dos Jogos Olímpicos de Paris2024. A cerimónia de abertura está marcada para 20h00 locais (19h00 em Lisboa), na Praça da Concórdia, no centro de Paris.
A ministra dos Desportos e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, Amélie Oudéa-Castéra, disse que a cerimónia pretende transmitir uma mensagem forte de inclusão.
A governante afirmou que: “O presidente do Comité Organizador dos Jogos de Paris 2024, Tony Estanguet, afirmou que esta cerimónia de abertura vai ser muito importante… porque pretende mexer com as consciências e transmitir uma mensagem extremamente forte de inclusão, nesta Praça da Concórdia”.
Na Praça da Concórdia, no centro de Paris, estão montados cerca de 30 mil lugares, com preços que variam entre os 150 e os 700 euros.
Para além destes lugares, espera-se que a avenida dos Campos Elísios venha a receber 15 mil espectadores, que vão poder assistir gratuitamente ao desfile de uma parte dos 4400 atletas paralímpicos, que representam 182 delegações nestes Jogos Paralímpicos.
Thomas Jolly, diretor artístico da cerimónia, referiu que se trata de um espetáculo festivo e político: “A cerimónia tinha, claro, de incluir nas suas atuações artísticas, coreográficas ou musicais, artistas com deficiência. Isto porque todos os corpos são belos e a arte não é padronizada: a arte é possível com todos os corpos”.
Em questões de segurança, o ministro do Interior de França, Gerald Darmanin, anunciou a presença de 15 mil agentes de segurança, na capital francesa. À semelhança dos Jogos Olímpicos de Paris2024, foi criado um perímetro de segurança à volta do percurso dos artistas e atletas.
A cerimónia, que está marcada para as 20h00 locais (19h00 em Lisboa), terá a duração de três horas e irá terminar com tradicional acender do caldeirão paralímpico que, tal como durante os Jogos Olímpicos, se situa no Jardim das Tulherias.