Coordenador do Plano de Emergência sai ao fim de dois meses

Esta semana foram apresentados os resultados atingidos até à data do plano traçado pelo ex-coordenador.

Pedro Melo Lopes, ex-deputado do PSD, é desde 1 de agosto o novo coordenador do Plano de Emergência e Transformação da Saúde. O ex-deputado vem assim substituir Eurico Castro Alves, que voltou para a direção da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos. Numa reunião no final do mês passado com vários dirigentes do SNS e as duas secretárias de Estado da Saúde, Castro Alves anunciou que a sua missão de desenhar o Plano de Emergência estava cumprida.

Esta semana foram apresentados os resultados atingidos até à data do plano traçado pelo ex-coordenador. Das 15 medidas que urgentes que deviam estar concluídas até hoje, duas delas foram consideradas inexequíveis: a criação de linha de atendimento para utentes que necessitem de acesso a médico no dia e a desinstitucionalização de situações crónicas em saúde mental.

Outras duas medidas estão ainda em curso. Quanto à atribuição de médicos de família, o Governo abriu novo concurso para 900 vagas há cerca de dois meses, sendo esta uma das medidas consideradas como concluídas. Assim como para a abertura do concurso para a contratação de 106 novos psicólogos para o SNS.