Metro de Lisboa pretende minimizar perturbações sentidas no serviço

A entidade lamenta os constrangimentos sofridos ao longo dos últimos dias, nomeadamente nas linhas Azul e Verde.

O Metro de Lisboa (ML) lamentou, esta sexta-feira, os constrangimentos causados, nos últimos dias, devido à implementação do sistema de sinalização. A entidade assegurou que está a “trabalhar para minimizar as ocorrências desta natureza”.

Num comunicado, enviado às redações, “O Metropolitano de Lisboa lamenta todos os incómodos causados pelas interrupções de serviço público registadas nos últimos dias e apela à compreensão dos seus clientes relativamente às mesmas, esclarecendo que continua ativamente a trabalhar para minimizar as ocorrências desta natureza no futuro”.

Ao longo das últimas semanas muitos clientes têm verificado alguns constragimentos no Metropolitano de Lisboa, nomeadamente nas linhas Azul e Verde, devido a avarias na sinalização.

O ML explica que, desde maio de 2021, que tem em execução um ” contrato de investimento que prevê, entre outras tarefas, a substituição integral do seu atual sistema de sinalização ferroviária (CBTC), instalado na década de 70 do século passado”.

Os constrangimentos sentidos, particularmente na Linha Azul, devem-se ao facto de esta estar “contratualmente definida para ser a primeira a receber a instalação do novo sistema de sinalização”, sendo aí que “ocorrem os principais testes e ensaios”.

“Desde aquela data, realizam-se, em regime noturno, um conjunto de testes de comprovação das novas funcionalidades do sistema de sinalização, designadamente a comprovação dos parâmetros de supervisão do movimento e condução dos comboios, em coordenação com definições horárias, com vista à obtenção de maiores frequências e da redução dos tempos de espera”, justifica a entidade.

A empresa estima que a colocação em serviço de todas as funcionalidades do novo sistema de sinalização, seja concluída no primeiro trimestre de 2025.

“Quase 50 anos depois, o Metropolitano de Lisboa está a substituir o sistema que garante a segurança da circulação dos seus comboios e, no futuro, com o novo CBTC, contamos ter, de acordo com indicadores internacionais, melhor fiabilidade, redução dos tempos de espera e maior rapidez na resposta a avarias e na reposição do serviço”, conclui a empresa.