Os líderes dos EUA, Japão, Índia e Austrália anunciaram novas iniciativas para reforçar a cooperação naval no Indo-Pacífico face à ascensão da China. As iniciativas incluem os primeiros exercícios conjuntos das suas guardas costeiras.
O anúncio foi durante a cimeira do Diálogo de Segurança Quadrilateral, a aliança dos quatro países conhecida como Quad, que se realizou em Wilmington, no estado Delaware, nordeste dos EUA.
No final da cimeira, as quatro nações emitiram um comunicado conjunto no qual anunciaram uma expansão da colaboração marítima que tinha sido revelada pela primeira vez na cimeira Quad no Japão há dois anos, coincidindo com a reunião do G7.
A novidade está agora na expansão para que os parceiros do Quad possam monitorizar as águas que vão do Pacífico ao Oceano Índico, graças a uma maior colaboração por parte da Índia.
Os líderes anunciaram ainda a realização, pela primeira vez, de exercícios conjuntos das guardas costeiras, que terão início em 2025 e que procuram confrontar as ações de Pequim no mar do Sul da China.
A China mantém disputas territoriais com vários países da Ásia-Pacífico, incluindo o Japão.
Também países como as Filipinas e a Indonésia têm criticado as atividades de pesca levadas a cabo por navios chineses em águas disputadas do mar do Sul da China, onde Pequim construiu ilhas artificiais com infraestruturas militares.